A sociedade médica já tem consolidado que todos os seres humanos precisam evitar o stress, fazer exercícios e se alimentar bem, conselhos sempre presentes em todos os receituários, desde aqueles escritos por ortopedistas àqueles redigidos por psiquiatras. Não precisamos nem decifrar os garranchos estilísticos para saber sobre o que nos receitam, só não sabemos como seguir as recomendações.
Para "facilitar" a nossa reconstrução do corpo e da mente em frangalhos, todos também nos receitam os remedinhos básicos de saúde mental, tornamo-nos um pouco mais calmos, lerdos, às vezes magros ou gordos e sem libido. Conseguimos dar mais alguns passos adiante e alguns para trás, equilibrando-nos em cordas bambas.
Uma vez, uma médica do trabalho me disse: _ Uma mulher com trinta e tantos anos sem plano de saúde? _ Como se fosse um absurdo uma pessoa não ter plano de saúde. Inacreditável é ter dinheiro para pagar planos exorbitantes para toda a família e não morrer de fome.
"Evite o stress, sua menina má, quer morrer cedo? E por que não está fazendo exercícios físicos? E essa alimentação terrível? Você não tem consciência?" Consciência eu tenho, só que eu vivo no capitalismo. Parece que eu me estresso por que sou viciada por sentir bombas de hormônios destruindo o meu sono, o meu corpo, a minha sanidade. A culpa é minha se eu tenho que resolver milhões de problemas, se tenho que trabalhar para ajudar a sustentar a família, se tenho que cozinhar, cuidar da casa, dos problemas dos filhos, e ainda tentar estudar para melhorar a situação. A culpa é minha se não tem ônibus direto para o trabalho e tenho que pegar dois. A culpa é minha se, com a privatização da água, pagava nada e agora tenho que pagar 500 reais por mês. A culpa é minha se não tem como reformar a casa. O stress é culpa minha, adoro consumir essa droga, com certeza.
O sistema em que vivemos gera o stress; não controlamos nada e ainda temos a ilusão de que poderíamos tudo, mas também temos a decepção a todo instante de não conseguirmos ser razoáveis em nada. O sistema nos ilude dizendo que temos que ser alegres, otimistas e desejar, mentalizar, que a mente atrai. O sistema diz que, se não conseguirmos ter uma vida próspera e sem stress, é por que não nos esforçamos o bastante. O sistema diz que se não temos patrão, nem direitos trabalhistas, estamos em vantagem, mesmo se precisarmos trabalhar 18 horas por dia para pagar as contas miseráveis, pois seremos empreendedores. O sistema, o capitalismo, tem apenas um valor: O lucro. Todos que estão dentro deste sistema buscam por esse valor e é por isso que estamos morrendo carregando toras, porque o valor da nossa sociedade não é o bem estar da humanidade.
As pessoas pensam que economia é matemática, não é! Não tem nada de exato nisso! Tudo o que acontece na economia depende de articulações humanas, e não é trabalhar 18 horas que vai mudar quem manda nessa bagaça, que são aqueles 0,5% dos bilionários que comandam tudo e ganham parte do trabalho da maioria das pessoas que acordam cedo e não tiram férias porque acham que vão "crescer na vida". Esse povo, dos que mandam no mundo, é rico desde suas primeiras gerações.
Então, senhores doutores, me digam, como vou evitar o stress? Como vou ter tempo para colocar mais uma coisa na minha rotina, como "caminhada"? Como vou ter tempo e dinheiro para comprar e preparar refeições saudáveis? Em que mundo esses médicos vivem?
Será que não estudei e trabalhei o bastante, por isso não mereço uma vida confortável e sem stress? Será que sou incompetente? Uma não escolhida de deus? Será que é por que não dou dinheiro para os pastores continuarem ricos? Não. Eu não tenho nenhum poder sobre a pobreza e a riqueza. Nem você tem, seu pobre. Não é só porque você viu uma notícia de um mendigo que estudou e passou no concurso, ou a de um vendedor de cachorro quente que abriu vários restaurantes, que você também vai superar um pouco a sua pobreza. Se isso fosse normal, comum, corriqueiro, não viraria notícia. Pense nisso. Talvez você abra um negocinho, mas no fim do mês terá contas a pagar e, se parar de trabalhar, vai morrer de fome, o que não acontece com aqueles que vivem do trabalho dos outros.
A única coisa que pode acabar com o stress e com o adoecimento mental da nossa sociedade é o fim do capitalismo. A sociedade precisa criar novos valores e se organizar de uma nova forma, chamem de socialismo, ou de comunismo, mas cada comunidade precisa encontrar o seu caminho, antes que seja tarde demais.
Comentários
Postar um comentário
Se quiser, deixe seu e-mail.