Especialista em nada, obrigada, de nada.



Eu sou especialista em nada. Eu não me lembro de datas, não me lembro das narrativas completas, nem sequer lembro-me dos autores e os relaciono às suas teorias. 

Eu tenho título de mestre, mestre dos magos, quisera eu, mas é mestre em linguística, mais especificamente, em Análise do Discurso; mas, não considero-me ainda uma analista do discurso, embora saiba analisar muito bem o que é dito e o que não é dito, e, por esse motivo, guardo fielmente palavras e elas me importam.

Não considero-me atriz, embora tenha feito cursos, atuado e sido considerada uma atriz satisfatória, mas não, não sou atriz.

Eu também não digo que sou desenhista, mesmo que meus desenhos tenham chamado atenção desde criança e mesmo que ainda hoje teime em traçar coisas.

Quem me dera ser escritora, não sou, mesmo que alguns tenham me dito que a minha escrita é boa, que sou boa com as palavras. Há anos escrevo uma história sem fim.

Não sou, também, fotógrafa, mesmo que veja sempre o novo nas mesmas paisagens e que meus retratos às vezes surpreendam a mim mesma.

Escrevo poemas, mas nem por isso teria a audácia de denominar-me poeta, ou poetiza. Apenas gosto de expressar-me indiretamente e intensamente.

Atrevo-me a cantar e leigos já se admiraram do meu canto, mas desafino, não entendo nada de regras musicais e nem eu mesma aguento me ouvir.

Até que eu dançava, mas nunca me dediquei a nenhum ritmo nem eduquei meu corpo, que com a idade só decaiu. 

Esforcei-me durante toda a vida a entender os padrões sociais, a comportar-me de maneira adequada nas situações, mas isso cansa. Não sou uma pessoa boa para se prolongar relacionamentos, a não ser que o outro goste realmente e entenda o meu ser ausente.

Não sou uma mãe como gostaria de ser, e por muito tempo não conseguia me ver em papel tão solene e sério; mas cá estou.

E aqui estou. Não sou especialista em nada, não sou grande em nada, não sou melhor em nada. Sou uma mulher. E digo que é um título bem difícil de carregar.


Comentários

  1. Talvez você é especialista tudo um pouco... Mas por que temos que ser especialistas em algo? Você é especialista em ser mulher, nas dúvidas nas lutas, as conquistas nas perdas... Você especialista em ser mulher completa, com seus defeitos e suas qualidades sem buscar a perfeição, isso basta

    ResponderExcluir
  2. Quem é você, moça? Fiquei curioso rs. Entrei aqui por acaso, pesquisando por suicídios na curva do vento e agora tô bisbilhotando o seu blog, quando conferi o seu texto a respeito do tema que mencionei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se quiser, deixe seu e-mail.