A culpa é da mãe


A culpa é da mãe.

Foi ela quem não amamentou o filho de maneira e por tempo adequados para que ele se sentisse amado e desenvolvesse as aptidões afetivas sem deixar consequências traumáticas. Foi ela quem não teve tempo o bastante para suprir as carências do rebento, fornecer-lhe respostas e instruções apropriadas para ser bem sucedido e seguro. Aquela mãe que trabalhou demais e deixou os filhos na casa dos outros, a culpa é dela! Ela que teve filhos tão cedo na vida e, de certa forma, teve que estar preparada para abrir mão de si mesma, de sua individualidade, de sua intimidade, de seus sonhos, mas de vez em quando, quis sair a noite com os amigos e se esquecer de que não era só uma mãe, a culpa é dela. A culpa é dela que não deu um pai ao filho, ou que expulsou o cafajeste de casa, a culpa é dela por não ter paciência depois de um dia enorme de chateações e trabalho tentando levar comida para casa. Se ela não abandona, é culpada, se desiste, é culpada, e se não deseja ter filhos, é pior que todas as outras.

A culpa é da mãe. É dela a culpa pela disputa feminina e rivalidade com a filha e de todos os problemas psicológicos e sexuais dos Édipos. A culpa é dela se protege demais, se cobra, ou se não o faz. A culpa é da mãe por formar assassinos, psicopatas, fracos, frouxos, safados, hipocondríacos, antissociais, alienados e toda a escória social e moral. A culpa é da mãe.

Se está presente, mas não vive no mundo da Doriana ou do Barney, é culpada. Se vive cheia de palavrinhas vazias de amor eterno mas é uma pervertida e irresponsável, é culpada. Até mesmo as que andam na regra são culpadas, pois não há uma regra para uma mãe perfeita, embora digam que todas as mães sejam perfeitas e que haja uma ligação biológica ou cósmica entre mães e filhos. A mãe é o centro do universo e é a culpada da danação humana. Tudo é a mãe. Filhos da mãe.

Não sei quanto a casais homossexuais, onde a mãe entra, como e quando; de quem será a culpa? Quem será a mãe? E quanto aos filhos que jamais foram alimentados no seio da mãe? E quanto aos que tiveram ama de leite? Os que foram viver longe dos pais na era vitoriana? E quanto às crianças criadas em instituições? Quem foram as suas mães? Há de se culpar uma mãe.

Mulher, a culpa será sempre sua. Sua frígida, invejosa do pênis, histérica, Lillith banida por querer ser igual a Adão, Eva castigada por ser perversa! Sua bruxa, intelectualmente inferior, de cheiros fortes e desagradáveis, suja, que menstrua, louca, dissimulada, bipolar! Sua mãe, filha de uma mãe, a culpa é sua! A culpa é sua!

Comentários