As verdades e as mágoas


Viver é difícil. Sobreviver é uma necessidade. Conviver é uma arte, ou uma luta. 

As verdades, sempre as verdades e as certezas! Os filósofos de todos os tempos e de todos os bares se enveredaram pelas discussões sobre "a verdade", e ainda não se decidiram sobre a verdade da verdade. O que é claro, é que cada um possui a sua, e as verdades é que tornam fatos, atitudes, escolhas, mais ou menos toleráveis.

Se existisse uma verdade absoluta, ela já teria se sobreposto às mentiras. Existem escolhas. A única verdade que conheço é que depois que nascemos, iremos morrer algum dia. 

O problema em viver, sobreviver, e sobretudo, conviver, são quando as verdades se chocam, especialmente quando essas verdades são essenciais para a maneira como construímos nossa figura, particular ou publicamente. O problema em conviver é quando o que para nós parece intolerável é algo comum e considerado normal para o outro de nossa convivência.Como conciliar hábitos que se contradizem e se rebatem violentamente sem subjugar as verdades do outro? Como não magoar mortalmente o outro sem abrir mão de nossas verdades? Como conviver diante dos extremos?

Não sei. Você sabe?

Comentários