Os piolhos


Na tenra idade, diziam que eu tinha ombros largos demais e que meus pés eram tortos, como os das modelos quando paravam. Os moleques infernais chamavam-me testão brilhante, leoa, magricela. Houve uma época em que ter piolhos era normal, e eu tinha, muito. Eu via os piolhos andarem nas sobrancelhas de uns e escorrerem pelos pescoços dos outros. A vizinhança se reunia na catação de piolho, filhos entre as coxas das mães, fraldas brancas para aparar os insetos, pentes finos e unhas. Colocaram óleo com fubá na minha cabeça e de muitos outros, mas era uma epidemia.  Algumas mães colocavam Detefon, aquela latinha amarela com veneno em pó para pulgas, nada dava jeito. A infância dos anos 80 foi piolhenta.

Diziam que eu era um bicho do mato, cara de bunda, emburrada. Disseram também que eu era metida, pirracenta e nojenta. Eu liguei na época, mas agora, rio do alto da pirâmide.

Disseram que eu nunca conseguiria emprego e se conseguisse, não seria capaz de permanecer em um. Riram de mim, me mandaram tentar vender meus "romancinhos" e minhas "bonequinhas de pano". Disseram que queriam me ver no fundo de um buraco. Advertiram-me de que, por ser mulher, não seria capaz de sustentar minhas escolhas, muito menos meus filhos. Obrigada pela força, valeu!

Riram do meu cabelo anelado esvoaçante, dos pelos, das pernas finas. Riram-se de suas fraquezas, não das minhas. Eu não tinha fraquezas, não aquelas.

Os indianos pensaram que eu era uma indiana, e os portugueses disseram que não pareço ser brasileira. Os meus amigos mais loucos me chamam louca.

Riram-se de minhas loucuras até perderem a graça. Na verdade, riram-se todos deles mesmos, por não saírem de suas loucuras de sanidade. Riram-se até caírem os dentes, mas vieram às lágrimas quando perceberam que eu não era louca, mas era uma Mulher Alienígena. Só os piolhos eram os mesmos.


Comentários

  1. haha...os piolhos...muito eu.....
    riram das pernas finas....pernas de saracura.....olivia palito......vara de virar tripa (de porco pra fazer linguiça)....quando meu pai decidiu me enviar a cidade pra dar continuidade aos estudos(03 anos depois de muitas lágrimas) disseram que eram mais uma piri=(piriguete) o diploma seria um filho na barriga....disseram que não saberia nem mesmo atravessar uma rua (nisso tinham razão, tinha mesmo medo de tantos carros e gente...bicho do mato rsrs) atravessei a rua da minha vila como também atravessei as ruas da Tailândia e daqui a pouco estarei atravessando as de Cingapura....tah!!! hehe Deus é mais...I love you God!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se quiser, deixe seu e-mail.