Relacionamento: como ser feliz sem um homem ao seu lado


É possível ser feliz mesmo vivendo sozinha, sem nenhum homem por perto, sem relacionamento?

O que eu posso dizer logo de início é: não tenho a resposta. O que tenho são teorias que elaborei  com o passar do tempo e das experiências, basta colocá-las em prática, por que teorizar é uma coisa, fazer é outra. Mas não se desespere, minha possível leitora, é possível  levar uma vida feliz sem precisar dos espécimes masculinos! Mas a primeira coisa que deveríamos saber é:

Nunca espere obter felicidade de algo externo

Meu amigo Freud já dizia que o ser humano sente uma eterna falta que nunca será suprida, sempre sentiremos falta de algo que nos leve à completude, e por causa disso, muitas vezes condicionamos a nossa felicidade a algo ou a alguém, na esperança de que nos sintamos plenos. O problema é que não podemos esperar que algo externo nos promova a completude, por que não temos controle nem sobre nós mesmos, quem dirá de outros eventos e pessoas. O que precisamos é tentar nos sentir plenos como estamos, dosando nossas expectativas, aproveitando cada gotinha de vida, cada momento abençoado que Deus nos deu, como se fossem, e como são, únicos e preciosos. Fazer planos, sim, mas depender dos sonhos para ser feliz agora, não!

Algumas perguntas importantes que você precisa fazer:

Para quê você precisa de um homem em sua vida?

São muitos motivos para se querer um homem ao lado, alguns deles são:

- Abrir pote de compota;
- trocar a lâmpada;
- desentupir a pia e o vaso;
- instalar e consertar os aparelhos domésticos,
- colocar o lixo para fora;
- atender as testemunhas de Jeová;
- receber os entregadores de compras, 
- trocar o gás;
- esquentar os nossos pés no inverno;
- reclamar com um atendente de call center;
- cancelar o seu plano OI conta Total que você mesma pediu pelo telefone;
- xingar um idiota que ficar "flertando"  com você no meio da rua;
- matar animais peçonhentos;
- acompanhar em eventos;
- fazer par na festa junina.

Estes são motivos que nascem de acordo com as nossas necessidades diárias, mas não são motivos reais, são comodismos ou fazem parte das regras sociais. A verdade é que a maioria das mulheres sente que precisa de um homem para se sentirem completas. Querem se sentir importantes, únicas para este homem, querem ter a sensação de que estão vivendo algo especial e inigualável, querem ser princesas de histórias românticas. As mulheres querem pertencer a alguém e querem ter alguém que lhes pertença, querem cuidar e serem cuidadas, querem algo que as tire desta rotina entediante onde todos são iguais. As mulheres também querem sexo, hoje mais do que nunca, e sentem falta de alguém especial com quem possa desenvolver essa sexualidade. A mulher sente falta de um homem, assim como um homem sente falta de uma mulher.

Como viver sem tudo o que nos falta quando não temos um homem?

A primeira coisa é saber que a mulher é capaz de sobreviver, e muito bem, sem um homem. Para todos aqueles serviços domésticos, existem empresas que podem sanar tais necessidades, ou há sempre um amigo, primo ou vizinho que possa lhe ajudar. Se não gostar de pedir ajuda, vá fazer uns cursos de elétrica, ler manuais, deixe de ser preguiçosa! Esquente os seus pés com meias grossas, enfrente as chateações do dia-dia, e chame o PROCON quando necessário! Quanto às outras carências, se você é uma mulher moderna e sem barreiras, com certeza encontrará amigos com a mesma disposição que você para se divertir, mas se é mais reservada, também tenho certeza de que encontrará uma outra opção. 

Como se livrar da solidão?

Algumas mulheres só se sentem felizes se tiverem um homem ao lado quando fizer alguma coisa, mesmo que este esteja dormindo ou reclamando. Temos uma infinidade de possibilidades, sem falar na infinidade de gostos diferentes dos das outras pessoas. Procure seus amigos, todos são únicos e vão enriquecer a sua vida. Com alguns você vai conversar sobre novela, com o outro, sobre religião, e ainda com outro, sobre amor e política. Não se limite, se enriqueça! O amor está em todo lugar e você pode ser especial para diversas pessoa de maneiras diferentes, não há nada mais rico que isso.

Não poderia esquecer da família, o apoio sólido, mesmo que rachado, mas sempre presente em nossas vidas.

Por que tentar viver feliz sem um homem?

Por que se você for feliz sem um homem, você poderá ser imensamente feliz se encontrar um bom homem.  A mulher precisa ser capaz de se sentir bem com ela mesma, estar plena, segura, para que possa entrar em um relacionamento e poder vivê-lo de forma intensa, sem desigualdades na balança, dando, recebendo e sabendo julgar o que é bom para a sua vida. Não acho que as mulheres devam viver sozinhas para sempre, apenas penso que nós todas precisamos aprender a viver pensando primeiramente em nós mesmas, nos cuidando e nos tornando pessoas aptas a nos relacionarmos com o outro, pessoas felizes e capazes de encontrar e tornar outras pessoas ainda mais felizes.



Comentários

  1. "Por que se você for feliz sem um homem, você poderá ser imensamente feliz se encontrar um bom homem. A mulher precisa ser capaz de se sentir bem com ela mesma, estar plena, segura, para que possa entrar em um relacionamento e poder vivê-lo de forma intensa, sem desigualdades na balança, dando, recebendo e sabendo julgar o que é bom para a sua vida."
    Esta parte é a mais importante, e eu a resumo com a pergunta que um grande amigo meu me fez um dia aí em OP: "Quer ser feliz com alguém? Aprenda a ser feliz sozinha!"
    Bem, hoje digo que aprendi isso a duras penas, mas foi bom aprender. Demorei só pouco mais de 10 anos para aprender isso. Aprendi a me dar valor e a dar valor ao que realmente vale a pena. Optei por fazer as coisas que gosto e que me fazem bem. Procurei a fazer coisas que me fazem FELIZ!
    Desde o ano passado pra cá venho me cuidando, cuido de minha mente, do meu corpo e consequentemente do meu coração. Melhorei! Faço coral, natação, trabalho, saio com meus amigos, curto minha família, vou ao teatro, cinema, bares, cuido do espiritual também! Com isso sou outra! Não! Não intervi no meu físico, mas acredito que se pra mim fosse importante para melhorar minha autoestima, sim!, eu faria plástica, redução, ou qq outra coisa, mas não foi preciso, aprendi a gostar de mim gordinha mesmo! E depois destes anos, mais de uma década depois que meu amigo me abriu os olhos e mais de três décadas de vida, posso dizer SOU FELIZ! Sozinha? Também! Como assim também? Pois é, antes de estar namorando eu aprendi a ser feliz, e a minha felicidade, minha autoestima e as minhas escolhas atraíram uma pessoa bacana para o meu lado, que faz minha felicidade maior e não única por estar com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário, e verdadeiro. Isso se chama crescer!

      Excluir
    2. Nosssa muito interessante amei .fiquei muito ☺...to mim sentindo muito mais forte agora...ganhei minha noity

      Excluir
  2. Ca-ra-ca!!! Ganhei meu dia lendo esse texto e, especialmente, o comentário acima!!!

    ResponderExcluir
  3. Só achei a partes que um homem pode fazer é desnecessária, pois eu posso fazer tudo dessa lista so


    Mas a lista em si está perfeita :)

    ResponderExcluir
  4. Concerteza vivemos melhor sem ninguém pra ta ali no pe da gente

    ResponderExcluir
  5. Eu também me senti sozinha ás vezes e por isso comecei a buscar fazer as coisas que gosto. Eu ando de bicicleta sozinha, faço aula de canto, violino, dança, teatro e participo de quase todas as coisas na igreja. Comecei a fazer isso há pouco tempo e acredito que daqui um tempinho eu estarei completamente bem. Confesso que ás vezes tenho algumas recaídas... me sinto sozinha, sinto sdd do meu ex... e outro obstáculo dessa transformação minha é a falta de amigos. Tenho me esforçado pra me associar mais ás pessoas, mas ainda não encontrei um grupo de pessoas em que eu me encaixe de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tabm sinto falta do meu ex .mais nao consigo ficar com homem nenhum todos eu coloco defeito nao entra no meu coracao entao vou continuar sozinha

      Excluir
  6. Eu sou feliz sem homem,Deus estando do meu lado é o que importa, homem só dá atraso de vida!

    ResponderExcluir
  7. Gente,amei os comentários e o texto acima,às vezes é melhor a mulher ficar sozinha do ser mal acompanhada, ainda mais hj em dia com esses homens violentos e autoritários que se acham os donos do pedaço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se quiser, deixe seu e-mail.