O que é Deus?


Um dia perguntei quem era Deus, ninguém soube me responder. Mandaram-me calar, coisas divinas não deviam ser questionadas; por que eu deveria continuar sem saber sobre o que todos tinham certeza? Se todos tinham certeza, por que era proibido que me explicassem?

Outro dia percebi que não existia só um Deus. Como assim, cada um tinha um Deus, isso pode? Como podem existir tantas regras e maneiras de se viver e de se sentir o mundo, as pessoas e o próprio Deus, ou Deuses? Se havia essa multiplicidade, será que, na verdade, ninguém tinha certeza de quem era Deus, ou será ainda que não existia Deus?

Um dia questionei Deus. Se você é o pai, o poderoso, por que permite a crueldade, a fome, as guerras, o sofrimento dos inocentes? Afinal, por que nos deixa neste mundo a "Deus dará", se iremos morrer e nem temos certeza se existe vida após a morte? Nenhuma religião tem provas, ninguém tem nada além de fé, por que eu deveria crer, ter essa fé, esperanças? Se tantas pessoas tão mais necessitadas e bondosas que eu pedem e recebem apenas sofrimento, por que ouviria as minhas preces? E se existe mesmo um Deus, por que ele ouviria qualquer prece, seria ele o nosso escravo realizador de desejos? Que diacho é isso tudo que chamamos de vida?

Na escola aprendi que cada um vê Deus de uma maneira diferente. Os deuses para os gregos eram como humanos portadores de poderes especiais, manipulavam os destinos, eram cruéis, gostavam dos prazeres e se misturavam às pessoas; para os indígenas, os deuses eram representados pela força da natureza. Para os cristãos, Deus é onipresente, onisciente, onitudo, poderoso, pai bondoso, mas castigador, um ser que está lá para reger a humanidade, podendo também ser representado por seu filho humano, Jesus. São tantas concepções que nem imagino, mas Deus sempre está presente na história da humanidade.

Um dia perdi a fé. Na verdade, ninguém tinha certeza de nada e eu nem sabia mais se rezar fazia sentido. Talvez a vida fosse mesmo esse "filme cheio de som e fúria e significando nada", talvez eu devesse apenas seguir em frente até a morte, sem nada esperar. Talvez não devesse sonhar.

Outro dia tive esperança. Eu estava dentro do  buraco e não sabia direito o que queria, mas tinha certeza do que não queria. Resolvi enfrentar os meus medos e lutar por mudança, mesmo não enxergando nada pela frente. Coloquei o meu pé adiante, mesmo sem nada enxergar e notei que o caminho se abriu no momento exato! Percebi que tive fé. Neste momento tive a certeza de que, quando andamos no caminho da verdade, quando não temos medo de ir em busca do que queremos, quando sabemos  que temos que caminhar e não tememos, "Deus" nos dá a mão. Sim! Eu ainda não sei quem é esse Deus, na verdade eu acredito que Deus é tudo, como se tudo fosse um corpo e talvez Deus fosse o cérebro. Acho que tudo se conecta neste universo, tudo conspira, como já diriam a lei da atração, os livros de auto-ajuda e por ai vai. Todas as formas que Deus toma e que nos ajudam a caminhar, todas elas são Deus. Seja Jesus, Nossa senhora, Ganesh, Buda, Lua, tudo é Deus.

Hoje eu creio. Tenho visto boas pessoas, que andam em caminhos retos e que não tem carga negativa ou desejo de prejudicar os outros, quando estas precisam, tem coragem e andam em frente, as portas se abrem. Não adianta ficar dentro de uma igreja orando, parado, implorando, com medo de seus próprios desejos. Temos que nos aceitar, aceitar nossos desejos e acreditar. Deus estará lá. Ainda não sei por que estamos aqui, se iremos para algum lugar, se a vida tem sentido. O que sei é que estou aqui agora e o que quero agora, depois é depois.

Hoje Deus está em tudo e todos, eu estou em Deus e Deus está em mim.


Comentários