Viola de Folia

Cinco homens aguardavam o momento da apresentação, enquanto a bela e bem vestida moça convidava os homenageados para subirem até o palco e receberem a singela peça feita em pedra sabão. A homenagem era simples, mas nem por isso, sem valor. Pena foi que muitos dos homenageados não pensaram da mesma forma, e sequer enviaram um representante para fazer parte do evento. Pensando bem, o azar foi deles, pois perderam uma noite muito agradável e memorável!

Notava-se que os homens eram genuínos representantes da cultura que ali expunham, uma cultura que fala da gente do povo, da fé, da festa, do trabalho duro, das cantigas, dos causos e lendas. Quem os via de longe, não fosse pela ornamentação de suas vestes, não poderia dizer que dentro de pouco tempo, aqueles mesmos homens, fariam uma demonstração tão bela!Aquelas personagens, vestidas por camisas brancas, calças estampadas e chapéus enfeitados por fitas, estavam prestes a espantar as nossas pestes!

Tudo teve início com a apresentação do coral do Grupo Renascer, convidado especial para homenagear os aniversariantes. Depois das falas, das agraciações e da breve história contada pela moça, os homens começaram a festa!O tambor contagiante começou a tocar, o teatro se encheu da mais pura alegria!O que se seguiu dali pra frente, foram momentos de muita alegria e emoção, proporcionados por cantigas festivas e de fé. Não era preciso ser um amante da viola ou das tradições mineiras para se sentir contagiado pelo som dos cinco homens, a vontade que se tinha era de sair batendo palminhas e os pezinhos no chão! O choro da rabeca, a sinfonia da sanfona, a sofisticação da percussão, tudo estava lindo!Logo se viu que esses dez anos não foram em vão!

Muitas pedras rolaram, muitas dores, muitos sofrimentos, muita injustiça, mas também muita festa, muitas alegrias e vitórias. Apesar das tantas realizações, o VIOLA é apenas uma criança que, se Deus quiser, irá crescer forte, saudável, alegre e com muito sucesso, pois sem dúvida, ele merece!

Ao grupo Viola de Folia, os meus sinceros parabéns!

Comentários