Os Coringas


Há algum tempo não me atrevo a discorrer neste blog, pois o cansaço generalizado gerado pela condição atual (a condição de descrença, desesperança, e até mesmo de ódio), me paralisa ao escancarar minha inutilidade e impotência. Mas, ontem fomos ao cinema na capital, dentro de um shopping. Pois bem, fomos assistir ao Coringa. Antes, duas observações:

_ Eu odeio shoppings. 
_ Eu não vi, ou li nenhuma crítica, ou crítica da crítica do filme que pipocavam por todos os lados. Fui nua e crua, sem gerar nenhuma pré-visão.

O ator é maravilhoso, como  já sabia. O enredo, triste, triste, triste. Ainda estou digerindo a realidade que nos arregaça, porque fingimos acreditar naqueles contos dos tempos de criança e nas pessoas que pensamos que eram boas, mas que no fim, derramavam em nós suas inseguranças e fraquezas. Arthur, o Coringa, é um ser humano sensível, mas que carrega graves problemas psicológicos e neurológicos causados também pelo seu passado. Ele tentou de todas as formas realizar seus sonhos, ser alguém bem-sucedido e que conseguia fazer com que as pessoas sorrissem, mas as pessoas, o mundo, o jogaram na lata do lixo, o espancaram, o ridicularizaram; enquanto isso, os poderosos, donos do dinheiro e dos discursos, tiravam da grande massa popular todos os direitos, toda a assistência, inclusive o fornecimento dos remédios que o Coringa recebia gratuitamente para tratar de seus distúrbios. A sua risada frenética e incontrolável que surgia nos momentos de tensão parecia ter a ver com a imposição que existia de ser sempre feliz e de sorrir e fazer sorrir, colocada por uma mãe, que também sofria de problemas psicológicos, e por uma sociedade hipócrita. Mas, ele nunca fora feliz em sua vida. Quando perdeu absolutamente tudo, tornou-se alguém feliz dentro da própria lógica que criou, fazendo "justiça", afastando os importunadores e recebendo os aplausos de uma sociedade caótica que precisava de um representante extremo para a resolução dos tormentos em que estavam vivendo, ou seja, o filme é um retrato de uma sociedade doente, caótica e sem nenhuma esperança.

Saí com um nó na garganta e lágrimas presas. Não porque o filme seja deprimente, mas porque nos esfrega a nossa realidade que é deprimente. Saí com medo, porque vislumbrei um bando de "caras de palhaço" correndo pelas ruas, botando fogo, destruindo, matando, porque também não tem mais nada a perder nesse mundo totalmente desigual. Saí pensando nas relações sociais, sobre o que elegemos como certo e errado, como verdades, e como contribuímos para continuarmos nas estruturas em que vivemos. Talvez não queiramos mudar as estruturas, mas ascender dentro delas e ocupar o lugar dos dominadores. Mas, essa também é uma forma de escravidão gerada por certezas que foram criadas, e a única maneira de mudar isso, é constituindo novas certezas.

Deixei o caos da sala de cinema e caminhei por entre a "diversidade" de pessoas, mulheres usando maquiagens pesadas, roupas caras, carregando sacolas finas, crianças rosadas comendo seus sanduíches, homens de ternos, ternos nas vitrines de 1700 reais, bossa nova e perfumes chiques; na livraria, sessões intermináveis de livros evangélicos, espíritas, auto-ajuda, não vi sessão de literatura. Em uma bancada, estavam lado a lado um livro intitulado "O segundo sexo" e "Tudo o que você precisa saber para não ser um idiota". Os palhaços já estão aqui.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se quiser, deixe seu e-mail.