Personagens de Ouro Preto - 3 - A Volta do Vento




Hoje, o personagem de Ouro Preto não é uma pessoa, mas um local. Os que não estão familiarizados com as histórias e a nominação do lugar, acham o nome poético, mas tendem a trocar as bolas chamando-o de Rota dos Ventos, Curva dos Ventos e similares. Quem imagina, ao ouvir tais denominações, que o lugar se trata de um exemplo de expressão romântica divina, se decepciona ao saber dos acontecimentos que marcaram a história e a memória do povo. Poético, podemos dizer que é, pois o trágico, a dor e a angústia são matérias mais ricas para os poetas, e mais admiradas pelos (raríssimos) consumidores de poesia, porém, não há arco-íris na situação. 

A Volta do Vento é uma estrada abismenta que sai da Barra e vai parar lá em Saramenha. Não significaria nada de espetacular, se não fosse o número de acidentes e, principalmente, o número de suicídios acontecidos no local. Eu perdi a conta, na minha curta e avoada memória, de quantos suicídios tive notícia desde que me mudei para a cidade. Geralmente, na maioria dos casos, a motivação é um caso de amor malsucedido. Lembro-me de uma moça que foi até lá e, dizem, ligou para o namorado antes de pular do precipício, se jogando em seguida, para que ele sofresse com o ocorrido. Um rapaz, depois de brigar com um amigo por quem era apaixonado, ameaçou-o e se matou lá. Um outro, depois de surtar e dar marteladas na cabeça da proprietária da casa onde morava, pulou da Volta e só foi encontrado depois de muitos dias. São tantos os casos, mas creio que não há registros oficiais, talvez, como sempre, na tentativa de camuflar fatos que possam repercutir negativamente, prejudicando o nome da cidade e não alimentar mais o desejo de cometer tal ato desesperado. Aliás, tentativa de suicídio é uma das coisas mais comuns por aqui. Eu conheço umas 40 pessoas que já tentaram se matar com medicamentos diversos e não conheci meus avôs porque ambos se suicidaram. É uma história triste, mas que deveria ser investigada, e não camuflada, jogada para debaixo da vegetação da Volta dos Ventos.

Comentários

  1. É uma dor imensa pra quem tem histórico na família, quando divulgam, passa um filme na minha cabeça

    ResponderExcluir
  2. Passe por esse trajeto vários anos apė estudava na escola de artes foram momentos de arrepiar...tremia de medo quando os carros passavam por mim
    Essa estrada tinha que se chamar curvas das mortes
    Tem que ser demolida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se quiser, deixe seu e-mail.