segunda-feira, 26 de março de 2012

Dicas de viagem: INACREDITÁVEL ÍNDIA - preparação para a viagem


Viajar para a Índia não é ir até ali na esquina, trata-se de uma viagem especial e que requer uma preparação, assim como viajar para qualquer outro lugar totalmente desconhecido. A Índia é um outro mundo, e eu, que gosto de história e de pessoas, sempre quis vivenciar momentos especiais junto daquele povo, que  ainda mantém costumes seculares. É como pegar uma maquina do tempo e ir para o passado, mas um passado alternativo, onde a modernidade se enfiou e mudou muitas coisas. A primeira coisa que fiz foi pesquisar, ler blogs, notícias, relatos de viagem, descrições sobre a cultura, notícias e tudo o que viesse relacionado à Índia. Li muitas coisas negativas, fruto de um olhar etnocêntrico, li muitas verdades e muitas coisas interessantes. É extremamente importante conhecer os costumes e o que não devemos fazer em um lugar estrangeiro.

O importante nessa caminhada toda é que eu tinha contato com indianos e pessoas que viviam na Índia, pessoas em que passei a confiar depois de mais de dois anos de conversas através da internet.Mas atenção, tome cuidado com as pessoas que se aproximam de você pela internet, muitas estão atrás de coisas além de simples amizade, mas isso é para o próximo capítulo.  O importante é que essas pessoas foram o meu grande apoio nesta cruzada cultural, estou muito feliz por tê-las conhecido.

Bem, a preparação é lenta e há muitos procedimentos a serem tomados. Para se viajar para Índia e para alguns outros países é obrigatório se vacinar contra a febre amarela. Além desta vacina é importante colocar todo o seu cartão de vacina em dia, por isso é bom cuidar desta etapa com antecedência, pois algumas vacinas são tomadas durante um período de 8 meses, como é o caso da hepatite, tomada em 3 doses. Além disso, para se tirar o VISTO é obrigatório enviar juntamente com o cheque administrativo  e o passaporte, o cartão internacional de vacina, que pode ser providenciado na ANVISA ou em aeroportos.Para informações sobre o VISTO, basta acessar o site da Embaixada da Índia em Brasília.

Para se tirar o passaporte, basta fazer a marcação no site da Polícia Federal, pagar a taxa e levar todos os seus documentos no dia marcado.

Pesquise hotéis, roteiros, relatos, tenha noção de quanto dinheiro você precisará. Você poderá trocar o seu dinheiro por dólares no próprio aeroporto e chegando na Índia, poderá trocar por rúpias, no aeroporto ou em casas de câmbio. Não confie em outros que não estejam autorizados. Tenha um cartão de crédito internacional para eventuais acasos.Existem também os cheques de viagem e o Visa Travel Money, que é um cartão que você deposita dinheiro e vai gastando, como se fossem créditos de telefone. Esses dois últimos não tenho muita informação de como funcionam na Índia, mas você pode se informar nos bancos.

Preste muita atenção nos horários dos vôos e se apresente com bastante antecedencia nos aeroportos, você não vai querer perder a sua viagem dos sonhos por causa de alguns minutos. Se você perder, provavelmente não haverá devolução do seu dinheiro, se houver, não dará nem para pagar o táxi de volta para a casa, portanto, "não perca o trem"!

É bom que você saiba um pouco de inglês, ao menos para dizer "mim quer comida". Quando chegar na Índia, mesmo que você saiba um pouco de inglês, terá a impressão de que os indianos ainda estarão falando hindi ou outro dos 400 dialetos que existem lá. Eles falam muito rápido e a pronúncia é bem peculiar, você precisará afiar os seus ouvidos. O essencial é você se fazer entender.

O mais importante é preparar o seu espírito. Muitas pessoas se sentem chocadas, muitas não entendem os costumes, mas eu me senti bem, apesar de alguns problemas. Fui de coração aberto e preparada para tudo, me senti em casa.

Talvez eu tenha me esquecido de algum detalhe, mas o principal é pensar bem no antes, no durante e no depois. Abrir a mente e coração, relaxar e aproveitar a viagem, sem preocupações.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...